sábado, 2 de agosto de 2008

"Pride and Glory": bad cop/good cop

Já há algum tempo que se ouviu falar deste "Pride and Glory", escrito e realizado pelo desconhecido Gavin O'Connor. Tendo sido finalmente anunciado uma data de estreia nos Estados Unidos para 24 de Outubro, um segundo trailer fez a sua aparição na Net.
"Pride and Glory" conta a história do polícia Ray Tierney (Edward Norton), cuja família trabalha por tradição como agentes policiais, encarregado de uma intrincada investigação que vai revelar um caso de corrupção no Departamento da Polícia de Nova Iorque, envolvendo directamente o seu cunhado e agente JImmy Egan (Colin Farrell).
O filme policial americano puro e duro tem ressuscitado nos últimos anos mesmo se os ensaios convincentes são poucos quando comparados com os wannabe badass e patéticos filmes que têm estreado por aí, nomeadamente "Training Day", "Dark Blue" ou o recente "Street Kings", curiosamente todos da autoria do péssimo David Ayer.
Felizmente, filmes como "We Own the Night" de James Gray e sobretudo "Narc" de Joe Carnahan têm salvo a honra do convento, recuperando todas as qualidades das incontornáveis obras dos anos 70, ou seja, autenticidade, visceralismo, ambiguidade, dilema moral e descida aos infernos, sem falar da virtuosidade do trabaho de câmara.
Neste contexto, "Pride and Glory" conta com um trunfo importante, o já citado Joe Carnahan no screenplay. O realizador de "Narc" e de "Smokin' Aces" já provou que é dos jovens realizadores, actualmente a trabalhar em Hollywood, que melhor entende o género. Assim, as imagens de "Pride and Glory" respiram credibilidade e ambiguidade moral, apoiando-se ainda numa fantástica dupla de actores.
Resta saber se Gavin O'Connor terá talento ou visão suficiente para magnificar a sua história através do seu trabalho de realização. Os dois trailers disponíveis deixam-nos bastante confiantes, à partida estaremos mais perto do fabuloso "Narc" do que o ridículo "Street Kings".

(clicar no poster para aceder aos trailers)

Sem comentários: