sexta-feira, 1 de agosto de 2008

"Neuromancer": mais uma potencial obra-prima chacinada por Hollywood

Habituado a ser mal tratado por Hollywood, como demonstram os falhados "Johnny Mnemonic" e "New Rose Hotel", o brilhante escritor William Gibson, um dos pais da literatura cyberpunk, está ele próprio neste momento a adaptar para cinema a sua obra-prima, "Neuromancer", livro fundador do movimento cyberpunk e incontornável da literatura de ficção científica moderna.
Mas como não podia deixar de ser num sistema dominado por engravatados que nada entendem da 7ª Arte para além dos gráficos das bilheteiras, o filme será dirigido por Joseph Kahn, realizador (se é que podemos utilizar essa terminologia) do inesquecível "Torque" e de vários vídeos da Britney Spears. Sem comentários!
Para além disso, fala-se ainda do descartável Hayden Christensen para interpretar o papel principal. Enfim, se queriam um realizador vindo do vídeoclip, iam buscar o sobredotado Chris Cunningham cujo universo visual tem bastantes pontos de contacto com Wiliam Gibson. E se queriam um actor jovem e da moda, iam buscar o intenso Ben Foster, isso sim um monstro de presença e de carisma.
O filme estando ainda em pré-produção, resta esperar que até lá as coisas mudam e hajam desistências porque, como as coisas estão previstas, nem um fabuloso screenplay de William Gibson pode salvar isto. Fica aqui por enquanto um primeiro poster do filme, no qual podem clicar para descobrir mais sobre o livro homónimo, sem dúvida de leitura obrigatória.

Sem comentários: