sábado, 21 de junho de 2008

"Surveillance": Lynch descendance

Apresentado no último Festival de Cannes fora da competição, "Surveillance" é o 2º filme de Jennifer Lynch, filha do incontornável David Lynch, aqui produtor executivo.
Apesar de bastante mal recebido em Cannes, o menos que podemos dizer é que o trailer disponível do filme é terrivelmente eficaz e deixa antever uma história de crime bem doentia e misteriosa. O filme segue um agente do FBI, numa aldeia do interior dos Estados Unidos, na sua caça a um serial killer com a ajuda de 3 das suas potenciais vítimas, cada uma delas com uma versão radicalmente diferente dos acontecimentos.
Lógico que, devido à sua filhação, o filme de Jennifer Lynch lembre obrigatoriamente a série de culto "Twin Peaks" que instalou o seu pai no estrelato. Agentes do FBI (Bill Pullman e Julia Ormond, que já trabalharam com David Lynch), uma pacata aldeia com os seus segredos, um serial killer a espalhar mortes violentas.
De facto, é difícil não ir buscar a referência "Twin Peaks". Resta esperar que Jennifer Lynch conseguiu criar um universo visual e temático próprio e suficientemente coerente para não puxar a comparação com o seu ilustre genitor aquando do visionamento do filme. Nesse aspecto, o seu primeiro filme, "Boxing Helena" (1993), não foi particularmente convincente, bem pelo contrário.
Vamos portanto dar o benefício da dúvida, nem que seja só pela qualidade do trailer, enigmático, visualmente forte e muito promissor. Estreia prevista nos USA para o mês de Setembro mas curiosamente o filme aparece no calendário nacional das estreias para o próximo 17 de Julho, será mesmo?

(clicar na foto para aceder ao trailer)

Sem comentários: