sexta-feira, 13 de junho de 2008

"Punisher: War Zone": será desta?

Ainda paira num cantinho perverso da nossa memória a afronta intolerável que representou a mais recente adaptação do "Punisher" para o grande ecrã. De facto, raramente se viu tal lixo numa sala de cinema, somente ultrapassado pelo indescritível "Ghost Rider". Desde o patético Thomas Jane perdido no papel principal até ao argumento totalmente ridículo e a não realização de Jonathan Hensleigh, não havia nada a salvar de mais uma produção Marvel que só podia enfurecer os fãs.
Daí que o anúncio de uma sequela, só podia fazer rir. Intitulada "Punisher: War Zone", esta sequela teve pelo menos a brilhante ideia de mudar de actor principal. Só por isso, vale a pena espreitar mais além. Depois, o actor escolhido foi uma agradável supresa. De facto, Ray Stevenson fez mais do que nos convencer no seu papel de Titus Pullo na brilhante série "Rome". Imponente, carismático e ultra badass, o actor parece à partida uma escolha acertada.
O problema é que a política mais do que duvidosa de contratação de realizadores por parte da Marvel continua e não podemos deixar de achar que havia bem melhor que a cineasta Lexi Alexander para encabeçar este projecto. A realizadora de origem germânica apenas deu nas vistas com o filme "Hooligans", retrato pouco convincente do hooliganismo londrino onde faltava precisamente um verdadeiro visceralismo e ponto de vista. Queria uma mulher capaz de filmar acção como deve ser? Bastava contratar Kathryn Bigelow.
Sendo assim, não sabíamos bem o que pensar desta sequela, sendo que os últimos filmes Marvel não foram dignos de nos apaziguar (alguém disse "Iron Man"?). Eis que surge então sem avisar o primeiro teaser-trailer. E mesmo se ainda é demasiado prematuro para ficar relativamente optimista, temos de admitir que este teaser-trailer tem mais ambiente e realização do que o filme anterior inteiro! Ray Stevenson parece confirmar a confiança depositada nele, bastando aparecer uma vez ou dizer uma fala para aniquilar para sempre o parolo do Thomas Jane. A fotografia parece bem trabalhada e o gunfight mostrado nas imagens demostrado algum estilo de realização.
Mas o que mais surpreende é alguma iconização da personagem, o que fazia uma tremenda falta ao filme anterior. O Punisher aparece aqui como o conhecemos, fato, atitude e postura a condizer. Este anti-herói, um dos mais emblemáticos do mundo dos comics, parece ter reencontrado o seu propósito primordial, ou seja, meter medo, ser ambíguo e matar sem pensar 2 vezes. E não torturar os vilões com um gelado nas costas ou brincar às escondidas com os seus vizinhos simpáticos.
Em conclusão, provisória, este teaser-trailer até surpreende pela positiva mas não o suficiente par nos deixar convencidos que "Punisher: War Zone" será um bom filme. A ver, vamos, estando a estreia prevista nos Estados Unidos para 5 de Dezembro.

Sem comentários: