sábado, 14 de junho de 2008

"Death Race": "The Fast and the Furious 2000"

O outrora simpático realizador de "Event Horizon" e "Soldier", Paul W.S. Anderson transformou-se há muito num dos piores yesmen de Hollywood. Provas do delito: "Resident Evil" e "AVP: Alien vs. Predator", sem contar com os argumentos dos ridículos "Resident Evil: Apocalypse" e "Resident Evil: Extinction".
Verdadeiro pesadelo para qualquer fanboy de cinema de género, nunca lhe poderemos perdoar ter arruinado 3 sagas tão importantes como "Resident Evil" e, sobretudo, "Alien" e "Predator". E é nesse contexto que o realizador se prepara para destruir mais um projecto aliciante, o remake da série B de culto, "Death Race 2000" de Paul Bartel, guilty pleasure jubilatório datado de 1975 com David Carradine e Sylvester Stallone.
O filme de Paul Bartel é o filme perfeito para um remake, atendendo a todo o potencial que lhe é inerente e que poderia dar um bombástico resultado graças à tecnologia actual. Mas essa constatação seria verdade se o filme tivesse caído nas mãos de um verdadeiro cineasta, capaz de uma realização visceral, com cenas de acção antológicas, e de desenvolver em simultâneo um discurso subversivo e inteligente, como qualquer filme futurista digno desse nome o deve fazer.
Logicamente, não podemos esperar um tal filme de Paul W.S. Anderson. Bem pelo contrário, só podemos esperar um blockbuster descerebrado com look MTV e realização epiléptica, à boa moda dos actuais filmes de acção oriundos de Hollywood.
Acham que estamos a ser demasiado pessimistas? Ok, vejam então o trailer de "Death Race", acabadinho de chegar à Net e se calhar ainda vão achar que estamos a ser brandos! Fotografia banal e digna de uma série TV, planos frenéticos de videoclip com menção especial para a música de fundo dos Guns & Roses (lindo!!!), heróis chunga e tratamento visual das corridas iguais a um "The Fast and the Furious", enfim, este remake anuncia-se particularmente falhado. Quem tiver coragem para deixar uma derradeira vez o benefício da dúvida a Paul W.S. Anderson que o faça, eu já não tenho! Estreia USA: 22 de Agosto.

(clicar na imagem para aceder ao trailer)

Sem comentários: