quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Sparrow": Hong-Kong mood

Para quem teve o prazer de descobrir o último filme do grande Johnnie To no IndieLisboa deste ano, não será preciso relembrar o momento de puro cinema que se experienciou no São Jorge, ainda por cima com direito à apresentação do filme pelo próprio cineasta, presente nessa noite.
"Sparrow" poderia à partida ser encarado com um filme menor do realizador, à semelhança daquelas comédias românticas que faz de vez em quando para angariar fundos para os seus filmes mais pessoais. Mas tal suposição seria um erro porque "Sparrow" é deveras um filme light mas um filme altamente pessoal do cineasta que demorou uns 4 anos a rodar, facto que não deixa de ser curioso para um realizador habituado a rodar 2 ou 3 filmes por ano.
Autêntica homenagem à sua cidade, a cosmopolita e frénetica Hong-Kong, "Sparrow" é um deleite para os olhos e um repouso para a alma. Raramente imagens conseguiram com tanta força transmitir o feeling que se sente ao descobrir de verdade uma cidade e, para além disso, a história simples e as personagens surrealistas permitiram ao cineasta experimentar e transcender o ecrã pelo simples poder do seu trabalho de câmara, mais uma vez impressionante.
Saímos então da projecção deste "Sparrow" obrigatoriamente com um sorriso nos lábios, relaxados, maravilhados, em suma, numa good mood do caraças! E não podemos deixar de mencionar a cena final do filme, um hipnótico bailado de guarda-chuvas numa noite chuvosa que, segundo o realizador, é a sua homenagem ao "Les Parapluies de Cherbourg" de Jacques Demy, musical francês de 1964. Aliás, pelo seu ritmo interno, seja na narrativa saltitante dos acontecimentos, seja na coreografia de movimentos das personagens e das suas interacções, "Sparrow" é um musical sem canções, daqueles filmes que nos levam às cimeiras da euforia.
Assim, antes do seu remake mais do que aguardado da obra-prima "Le Cercle Rouge" de Jean-Pierre Melville, onde estará de regresso aos ambientes negros e ambíguos, "Sparrow" é mais uma prova brilhante do talento multifacetado de Johnnie To.
Fica aqui então o trailer definitivo do filme, bastando clicar na imagem, e espera-se vivamente que o mesmo estreie no circuito comercial nacional para que, quem o perdeu no Indie, o possa descobrir nas melhores condições possíveis.

Sem comentários: